Protegendo sua identidade e documentos pessoais como um nômade digital

Nos 20 anos que viajo, devo admitir que tive muita sorte.

Só recebi cobranças fraudulentas em um dos meus cartões de crédito, que cancelei rapidamente após verificar minhas transações mensais.

Só tive um acidente com meu passaporte, onde o deixei no bolso do assento à minha frente em um vôo e percebi assim que cheguei ao terminal.

Depois de dez minutos de comunicação por walkie-talkie entre os comissários de bordo, meu passaporte estava de volta em minhas mãos. Ufa.

Os perigos do roubo de cartão de crédito

No ano passado, porém, minha sorte finalmente chegou ao fim quando fui a um show em Accra, Gana, e deixei o local com meu amigo à 1h da manhã.

Enquanto nos afastávamos da multidão do show para chamar um motorista do Uber, um grupo de jovens de 20 e poucos anos desceu correndo a colina, cercou-nos e pegou nossas bolsas, cortando as alças com facas.

Eu trouxe comigo a cópia real da minha carteira de motorista dos EUA, juntamente com um cartão de crédito e o único cartão ATM que eu tinha.

Minha amiga perdeu seus telefones e cartões de crédito. Num golpe de sorte, eu estava usando um cinto de dinheiro que os ladrões não viram, o que significava que ainda tinha meu telefone e a chave do nosso Airbnb, as únicas coisas que eu guardava lá.

Como tínhamos o telefone, ainda tivemos acesso ao nosso endereço do Airbnb e pudemos voltar para casa.

Para recuperar meu cartão do caixa eletrônico, tive que fazer ligações para os EUA e entregá-lo na casa da minha tia.

Ela então o enviou para um amigo no Japão, para onde eu iria em seguida.

Felizmente, minha amiga morava no Japão e tinha uma caixa de correio onde podia aceitar correspondências, e eu tinha tempo suficiente para fazer tudo isso acontecer.

Ainda não consegui recuperar minha carteira de motorista porque preciso voltar fisicamente aos EUA para que isso aconteça.

Minha amiga teve que comprar novos telefones, cancelar cartões de crédito e esperar mais tempo no Reino Unido do que inicialmente previsto para recebê-los.

Esta experiência no Gana fez-me perceber o quão vulneráveis ​​podemos ser na estrada como nómadas digitais.

Se perdermos algo, é difícil ou mais caro recuperá-lo porque muitas vezes é necessário voar para algum lugar no último minuto.

9 maneiras de proteger seus documentos

Aqui está uma lista de 9 coisas que podem ajudá-lo a proteger sua identidade e documentos pessoais quando estiver viajando, para evitar ficar preso no meio do nada, sem telefone e sem dinheiro.

  1. Traga um cinto para dinheiro ou uma pequena bolsa escondida e separada da bolsa principal.

    Isso é especialmente importante quando você vai a um evento com muitas pessoas, onde pode se tornar alvo de batedores de carteira ou de pessoas que rondam a área. Aconselho também o mesmo para sair à noite em locais que têm fama de serem mais perigosos. Se você puder de alguma forma evitar trazer seu telefone, faça-o.

  2. Leve duas cópias do seu passaporte com você na viagem.

    Hoje em dia, acho difícil encontrar uma impressora ou copiadora, mas em minhas futuras viagens, sempre levarei uma cópia do meu passaporte para bares ou eventos, em vez de quaisquer documentos pessoais reais. As cópias em papel também superam as cópias digitais porque, em uma emergência real, especialmente se você estiver inconsciente, as pessoas encontrarão a cópia do seu documento com você. Eles não conseguirão entrar no seu telefone e encontrá-lo.

  3. Obtenha duas cópias do seu cartão ATM do seu banco.

    Se precisar trazer um, deixe a outra cópia em casa. Isso permitirá que você continue viajando com poucas interrupções até que possa solicitar outra cópia e retirá-la em sua próxima viagem para casa.

  4. Leve no mínimo dois cartões de crédito com você em sua viagem.

    Quando meu cartão de crédito foi retirado no show, fiquei muito feliz por ter outro cartão sem taxas de câmbio que eu poderia usar imediatamente. Recebi uma nova cópia do meu antigo cartão de crédito, que usava para ganhar milhas aéreas, enviada ao meu amigo no Japão.

  5. Mantenha uma cópia impressa do seu endereço atual em papel. Guarde-o no sapato.

    Isso pode parecer selvagem ou exagerado, mas uma maneira de garantir que você ainda saberá onde mora se perder tudo de repente é escrever seu endereço no papel e manter este pequeno pedaço de papel no sapato. Escreva um número de contato do anfitrião do seu apartamento/hotel nesta mesma tira de papel. Pense no que você poderá acessar do telefone de um estranho se precisar. Um estranho poderá ligar para alguém por você, mas não poderá fazer login no aplicativo do Airbnb e enviar uma mensagem. Na verdade, não tenho minha senha do Airbnb memorizada, então não teria ajudado se eu também tivesse perdido meu telefone no show. Se você não tiver seu endereço, tente lembrar o nome de um ponto de referência importante perto de sua casa e como voltar para casa a pé a partir daí.

  6. Não faça login em redes Wi-Fi públicas se puder evitá-lo.

    Em termos de proteção de sua identidade, você nunca sabe o que está acontecendo com seus dados quando você faz login em uma rede pública que muitos estranhos também usam. É quando os dados podem ser comprometidos, além do roubo de dados de cartão de crédito ou senhas de login. Use uma VPN privada para criptografar seus dados ou conectar-se ao seu telefone em vez de usar a rede pública.

  7. Se estiver sozinho, não deixe seus pertences na mesa ao usar o banheiro de uma cafeteria.

    Na maioria dos países, isso não é aceitável, mesmo que o café pareça muito descontraído e você pense que os baristas do café cuidarão das suas coisas. Não é responsabilidade deles e você pode ficar repentinamente sem um laptop ou uma bolsa. Não acredite em ninguém.

  8. Verifique mensalmente os extratos do seu cartão de crédito.

    Só descobri que meu cartão de crédito havia sido comprometido em 2013 algumas semanas depois. Configure alertas pessoais que seu banco pode enviar quando uma compra for feita, certifique-se de que os números PIN sejam implementados e estabeleça limites de quanto você pode gastar. Isso ajudará a protegê-lo caso seu cartão de crédito seja roubado.

  9. Durma com seu laptop no quarto e tranque a porta.

    Se você estiver hospedado em um quarto ou maior, mantenha seu laptop no quarto com você durante a noite, em vez de na sala de jantar ou em uma mesa em um quarto diferente. No caso improvável de sua casa ser invadida, você terá mais chances de proteger seu laptop se ele já estiver perto de você. Durmo com protetores de ouvido, então nem ouço se alguma coisa está acontecendo em outro cômodo à noite, e é por isso que gosto de manter meu laptop no mesmo cômodo.

O estilo de vida nômade digital oferece liberdade e flexibilidade incomparáveis, mas também traz desafios únicos na proteção da identidade de uma pessoa.

Ao compreender os riscos e implementar estas medidas de segurança, o risco de ficar subitamente numa situação financeiramente vulnerável será bastante reduzido.

Manter-se informado e proativo em relação à segurança garantirá que suas aventuras permaneçam seguras e divertidas.

Nômade Digital

Nômade digital ou nómada digital é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade. Esse estilo de vida é denominado de Nomadismo digital.
Nômade Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima